quarta-feira, 15 de junho de 2011

Heavy Metal: Viper


- “Cara, você conhece Viper?” - perguntou o então vocalista da minha banda.
- “Claro!”, respondi completando com um entusiasmado coro “E-V-O-L-U-T-I-O-N!”
  (‘cam-cam...cam-cam’, imitando o som das guitarras).
- “O que mais? Conhece os primeiros?”
- “Não...”
- “Saca que André Matos foi vocalista do Viper, né?”
- “Sério?!” – me surpreendi positivamente.
Era 1995, estávamos terminando de guardar os instrumentos após uma sessão de ensaio. Nossa banda, muito influenciada pelo Iron Maiden tentava buscar algo com a sonoridade que lembrasse a da banda britânica. Foi aí que ele completou.
- “É um crime. Você precisa conhecer. Vamos marcar lá em casa da próxima vez. Tenho os dois vinis do Viper: ‘Soldiers of Sunrise’ e o ‘Theatre of Fate’. Você vai pirar.”
Assim fui apresentado à história de uma das maiores bandas de Heavy Metal do Brasil.


Alguns anos depois, ao entrar em uma loja de CDs vi na prateleira:  “Theatre of Fate”, “Evolution” e o “Maniacs in Japan – Ao Vivo”.
- “Embrulha” – disse para o vendedor – “vou levar!”
Virou minha trilha sonora daquele ano.
Consegui posteriormente completar minha coleção quando comprei o “Coma Rage” e um especial contendo os dois primeiros em apenas um CD.
Uma década depois, sem sono, trocando de canais na televisão, me deparo com o Jô anunciando os entrevistados da noite e que dariam uma canja: Viper!
Era um novo álbum: “All My Life”. Tão vivo! Tão forte! A sonoridade clássica. Daqueles que alguém que não conhecesse e escutasse a música identificaria sem dúvidas: “isso é Viper!”
Comprei meu CD “All My Life” no dia seguinte. Nova formação, antigos e novos integrantes, mas uma energia, uma maturidade sonora de deixar qualquer fã do estilo de queixo caído. Um dos melhores álbuns do gênero em anos!
Muito obrigado Viper!
Valeu!
PalcoMundi.blogspot.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rock in Rio 2011: Anunciada Noite Extra!

Segundo o site G1, está confirmado que o Rock in Rio 2011 terá mais uma noite de festival.



Porém a organização ainda não informou a data e quais serão as bandas que formarão a escalação nos palcos nessa noite.


Veja também: Comunidade Palco Mundi no Orkut


Fonte: G1.com

Valeu!
PalcoMundi.blogspot.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Les Paul: Homenagem ao Mestre

Les Paul estaria hoje completando 96 anos. Músico, ele desenvolveu o modelo que tornaria um dos maiores ícones e objetos de desejo na música: a guitarra Les Paul.


Criador e Criatura: O Mestre Les Paul e sua lendária Guitarra

A primeira a fabricar seu modelo foi a Gibson e hoje vários outros fabricantes possuem no mercado a sua versão para a guitarra Les Paul, dentre elas a Epiphone, a própria Gibson e a brasileira Golden.



Zakk Wylde

Grandes nomes da música usam seus modelos de guitarra: Jimmy Page, Joe Perry, Slash, Adrian Smith, Ace Frehley, Zakk Wylde, dentre muitos outros.

Jimmy Page

Les Paul também foi o inventor da gravação em multicanais, revolucionando o processo de gravação e o modo como essas seriam feitas até hoje.


[NOVO]

Atendendo ao pedido da Raquel, que lembrou muito bem, segue a Iron Cross do James Hetfield - Metallica.

Que venha o Rock in Rio!!!

 
Valeu Les Paul!
PalcoMundi.blogspot.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Banda de Garagem: Criando um Monstro

Mais uma tarde de sábado em que os amigos se reuniam na casa de um deles para curtir o bom e velho Rock & Roll. Não era uma tarde qualquer: era a primeira da banda deles. Mas isso eles não sabiam.


Fabio, guitarrista, havia feito negócio na antiga guitarra Tonante que havia comprado de Ricardo – a primeira de ambos. Trocou a guitarra em um brechó e inteirou mais uns trocados em sua nova guitarra Jennifer, caixas amplificadas e um kit precário de bateria, microfone e pedestal. Convidou os amigos para “brincar” com seu novo equipamento.

Naquele dia de fevereiro, Ricardo apareceu com sua guitarra, uma Golden 24 trastes e ponte flutuante com micro-afinação (captação H-S-H). Com ele e Fabio estava Marco Antônio, que se entusiasmou com a bateria. Ao ouvir o som (ainda desafinado e desencontrado, diga-se), Mena, vizinho de Fabio, apareceu com Alex. Eles tentavam estudar na casa ao lado, mas se empolgaram com o som e resolveram participar da brincadeira.

“Eu arrumo um baixo.” Disse Mena com sua voz ligeiramente rouca e tipicamente alta. “A banda está formada. Vamos participar do festival da escola em Junho e comemoramos o aniversário de Fabio em grande estilo.” Empolgou-se.

Assim, formou-se a banda: Alex (vocal), Fabio (guitarra), Ricardo (guitarra), Mena (baixo), Marco Antônio (bateria). A banda passou por inúmeras alterações até a sua estréia no festival.

Um sonho, um pouco de coragem e muita dedicação, levou aqueles jovens ao que muitos achavam impossível: eles se superaram em momentos difíceis e em conjunto se apresentaram no festival da escola com um bom repertório, composto por músicas de bandas do naipe de Iron Maiden, Body Count, Barão Vermelho, Nirvana e Ramones.

Viva o seu sonho!
Viva o Rock & Roll!

Valeu!
Ricardo – PalcoMundi.blogspot.com